Imagem responsiva

Telefone48-3533-0186

Facebook Instagram

AGOSTO, MÊS DAS VOCAÇÕES

Quinta-feira, 1 de agosto de 2019

No Brasil o mês de agosto é dedicado ao tema vocacional; é um tempo de reflexão sobre o chamado que Deus nos faz para vivermos de um modo mais concreto a nossa vocação por excelência que é a santidade, que recebemos no dia em que fomos batizados. Independente do “estado de vida” que escolhemos assumir, ser santo é o principal objetivo.

Na Igreja todas as “vocações” são extremamente importantes porque todas elas nascem do coração de Deus e tem seu fim ultimo em Deus. O chamado é sempre um apelo divino ao coração humano dentro da realidade de cada ser.

Na primeira semana, lembramos a vocação sacerdotal, refletimos sobre a sua importância para a Igreja e rezamos ao Senhor da messe para que envie operários, de modo que não faltem padres para proporcionar ao povo católico o encontro com Jesus sacramentado, atender e orientar espiritualmente os fieis e cuidar das mais diversas comunidades espalhadas pelo Brasil e fora do Brasil.  

Na segunda semana recordamos a vocação da família; com o dia dos pais iniciamos a semana dedicada à família, berço de todas as vocações. Os lares cristãos são igrejas domésticas onde a Palavra de Deus é partilhada e vivida; são também escola do evangelho onde aprendemos a viver em sociedade. Nossas orações pedindo a Deus pelos casais para que a família realize a missão para a qual é chamada. De 11 a 17 temos a semana da família com o tema: a família como vai?.  

Na terceira semana recordamos a vocação religiosa e consagrada. Nossas orações se voltam para os homens e mulheres que se consagraram a Deus através dos conselhos evangélicos da pobreza, castidade e obediência para viverem em comunidade segundo o carisma de seus fundadores e servirem à Igreja e ao povo de Deus nos mais diferentes serviços, sejam de natureza religiosa ou social. Lembramo-nos também dos missionários e missionárias que deixaram suas terras e foram para os locais mais distantes no serviço do Reino de Deus, anunciando Jesus Cristo aos que ainda não O conhecem. 

Na quarta semana recordamos a vocação dos fiéis leigos e leigas. Através do exercício de ministérios não ordenados, se fazem presentes nas comunidades eclesiais e no mundo e se dedicam à evangelização na família, no trabalho profissional e no seu ambiente social, para santificar o mundo e fazer com que ele deixe de ser a cidade dos homens para tornar-se a cidade de Deus. Catequistas, liturgistas, ministros leigos, coroinhas, acólitos, membros dos movimentos eclesiais, setor juventude, Pascom, acolhida, grupos de família e muito mais. Mas o destaque maior são os catequistas.

Indistintamente todos somos vocacionados e vocacionadas. Todos somos operários do Reino. Todos somos trabalhadores da vinha do Senhor.

O mês vocacional é um apelo especial aos jovens para que todos procurem ouvir a voz de Deus e dizer sim ao seu chamado para servirem concretamente a Deus. Peçamos a intercessão de Maria Santíssima, nossa mãe para que sejamos fieis ao chamado do Senhor.

Palavra do Padre
AGOSTO, MÊS DAS VOCAÇÕES

No Brasil o mês de agosto é dedicado ao tema vocacional; é um tempo de reflexão sobre o chamado que Deus nos faz para vivermos de um modo mais concreto a nossa vocação por excelência que é a santidade, que recebemos no dia em que fomos batizados. Independente do “estado de vida” que escolhemos assumir, […]

Leia Mais