Imagem responsiva

Telefone48-3533-0186

Facebook Instagram

Advento Natal 2019

Quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Advento Natal 2019

O natal é uma festas cristãs muito especial porque celebramos o nascimento de Jesus Cristo! Nós católicos celebramos a preparação num período de quatro semanas que precede o natal que é o advento, época santa de oração.
Advento – do latim adventus (“chegada”), é um tempo de esperança e expectativa, quando os cristãos preparam seus corações para celebrar a vinda de Cristo. Ele abrange as quatro semanas que antecedem o Natal.
Em 2019, o Advento começa no dia 1º de dezembro e vai até dia 28 de novembro de 2020, festa de Cristo Rei. O ano litúrgico é o ano A e o evangelista é São Mateus.
No Advento rezamos e meditamos as profecias que anunciam a vinda do Messias para o povo Judeu, que hoje é endereçadas a nós que esperamos pela sua segunda vinda. Por isso se sobressaem a figura dos profetas, João Batista, Maria e José. Os profetas nos recordam as promessas da vinda do Messias no Antigo Testamento, João Batista nos ajuda a “preparar a chegada do Senhor”. Maria e José nos ensinam a ter nossos corações totalmente desprendidos e entregues aos planos de Deus.
Enquanto nos lembramos da espera de Israel e esperamos e damos graças pelo nascimento de Cristo, nós também antecipamos sua segunda vinda no fim dos tempos. Cristo já veio, as promessas de Deus Pai foram cumpridas, mas ainda nem todas as coisas chegaram à conclusão. Ainda há muitos povos que “não conhecem Jesus”; outros até conhecem, mas não estão preocupados em escutar e praticar seus ensinamentos; muitos preferem se afirmar “ateus” porque ai estão “livres para cultuar os deuses pagãos da atualidade estereotipados na busca do ter, do poder, do prazer. O mundo ainda está em guerra; há muita injustiça, especialmente contra os pobres e indefesos.
Por isso, o Advento é também uma temporada penitencial, um tempo para nos disciplinar ao arrependimento e que nos leve a uma mudança de vida na confiante esperança de que Cristo que vem.
Como a temporada de Advento inclui os quatro domingos que precedem o Natal, tudo deve ser projetado para que os fieis compreendam o sentido do celebrar e, ao mesmo tempo, esperar; ou seja, celebrar a primeira vinda do Senhor e esperar a sua segunda vinda.
O visual do espeço litúrgico também deve receber atenção especial. As cores litúrgicas para o advento são o roxo e o róseo. A coroa do advento com quatro velas, em que cada vela representa uma semana, ajuda a aumentar a sensação de antecipação e realização das promessas futuras.

Enfiem, o advento é um tempo em que somos convidados a estar mais perto de Deus através da oração cotidiana, da missas dominicais, dos encontros dos grupos bíblicos em família, da confissão individual e da caridade para com os mais necessitados.

Palavra do Padre
AGOSTO, MÊS DAS VOCAÇÕES

No Brasil o mês de agosto é dedicado ao tema vocacional; é um tempo de reflexão sobre o chamado que Deus nos faz para vivermos de um modo mais concreto a nossa vocação por excelência que é a santidade, que recebemos no dia em que fomos batizados. Independente do “estado de vida” que escolhemos assumir, […]

Leia Mais