Semana Catequética - ultima noite

27/02/2014

Na terça feira, 25 de fevereiro, aconteceu o último dia de formação para catequistas das paróquias Santo Antônio de Pádua e João Paulo II. O encontro contou com a presença do formador Padre Onécimo Alberton, da Paróquia São Paulo Apóstolo, do Bairro Michel – Criciúma. Pe. Onécimo destacou que ensinar a orar é tarefa fundamental da catequese e que a catequese coloca no coração das crianças e jovens as primeiras sementes do evangelho. A Palavra de Deus é fonte de espiritualidade para a catequese, continuou o Pe. Onécimo, citando a frase de Santo Agostinho: “Se acolhermos a Palavra de Deus, acolhemos o próprio Deus”. Em suas considerações, Pe. Onécimo acrescentou que a Palavra de Deus para nos ser revelada, deve ser escutada com amor. É diferente, disse ele, quando se fala de alguém com amor do que quando se fala somente com a razão. E assim deve fazer o catequista, como anunciadores da Palavra de Deus e não de qualquer palavra. Salientou o padre formador que o Evangelho se experimenta com o coração, uma vez que 90 por cento da espiritualidade do Evangelho se experimenta com o coração, pois o verdadeiro discípulo nasce do encontro pessoal que se faz com o Cristo. O Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo afirmou que os santos da Igreja são para nós como sinais em uma estrada bem sinalizada: eles apontam o caminho para Deus. Espiritualidade, disse o padre, é fazer a diferença, ser fermento na massa, pois ajuda a obter o discernimento que vem de Deus, auxilia a ter maior intimidade com Deus já que o Espírito é sempre questionador, animador e impulsionador.

No final, Pe. Daniel fez a conclusão da semana catequética e a coordenação das duas paróquias fez a oração final com os catequistas, entregando-lhes o certificado de participação.

Jomba Colares