Construir um "novo ceu e uma nova terra"

16/07/2017

Amados irmãos e irmãs, temos necessidade da Palavra de Deus como alimento espiritual de todos os dias. A Palavra de Deus, que nesse 15º domingo do tempo comum nos é transmitida, convida-nos a tomar consciência da importância da Palavra de Deus e da centralidade que ela deve assumir a nossa vida como pessoas de fé. A Palavra de Deus é verdadeiramente fecunda e criadora de vida. Ela nos dá esperança, ela nos indica os caminhos que devemos percorrer com ânimo. Ela é tão eficaz na alma humana quanto a água é eficaz na terra que produz. Porém, é necessário refletir sobre a forma como acolhemos a Palavra porque devemos ser uma “boa terra”, disponível para escutar as propostas de Jesus, para as acolher e para deixar que elas dêem abundantes frutos na nossa vida de cada dia. O “Reino” proposto por Jesus será uma realidade que jamais se extinguirá; sua manifestação será em todo o seu esplendor e fecundidade a vida de Deus. Palavra de Deus que deve nos despertar para solidariedade entre o ser humano toda a criação. O pecado traz a dor e o sofrimento, na qual até a natureza criada participa. Porem, precisamos compreender que, mesmo que o parto materno seja de dor, a vida que dele surge é motivo de festa, de alegria para toda a família. Assim também, as dores e sofrimentos vividos pela fé, devem nos levar a um renascimento espiritual. A Palavra de Deus é fornece os critérios para que possamos viver “segundo o Espírito” e, assim, construir o “novo céu e a nova terra” que é o “sonho” de Deus e uma necessidade humana.