Fundo Nuvem

48 3533-0186


Seta Para Baixo



Palavra do Padre

Compartilhar

SEMANA SANTA

12/04/2017

SEMANA SANTA

 Queridos irmãos e irmãs, amigos que nos acompanham por esse canal de comunicação. Que a graça e a paz de Deus esteja no coração de todos vocês.

Estamos vivendo a semana santa que começou no domingo de ramos, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e vai até domingo de páscoa. É uma semana muito especial para nós católicos porque celebramos os últimos passos de Jesus, suas palavras e atitudes impregnadas de amor pela humanidade. Durante toda essa semana a nossa Igreja tem momentos celebrativos muito significativos.

 A quinta feira santa é a noite da ultima ceia de Jesus com seus discípulos. Noite que ele instituiu a Eucaristia. Antes da ceia Jesus fez o sublime gesto de lavar os pés dos discípulos dando exemplo de humildade. E pediu para que eles fizessem isso entre eles como gesto de acolhida um do outro. Depois sentou-se à mesa, pegou o pão, deu graças, partiu e entregou aos discípulos para que comessem e disse que não era apenas pão, era o seu corpo que seria entregue por eles. A mesma coisa fez com o cálice de vinho; abençoou e entregou aos discípulos para que bebessem; mas não era apenas vinho, era o seu sangue que seria derramado para a remissão dos pecados. É exatamente isso que nós testemunhamos em cada missa que participamos. Jesus se dá a nós como alimento. Depois da ceia Jesus e seus discípulos se dirigem para o jardim das oliveiras onde ele é preso.

 A sexta feira santa é um dia de luto. Nesse dia recordamos todo o sofrimento de Jesus, desde a condenação, flagelação, coroação de espinhos, o caminho do calvário e a morte na cruz. É dia de penitencia, de jejum, de recolhimento. As comunidades realizam a via sacra, às 15h celebram a paixão do senhor. Que nossa participação seja com gratidão em nosso coração pelas graças que Deus nos concede pela entrega de Jesus Cristo.

 O sábado santo é o dia que Cristo permanece no sepulcro. Durante a noite nos reunimos fora do templo para a benção do fogo novo, o acendimento do círio pascal, os fieis acendem a vela e fazemos a procissão das luzes entrando no templo anunciando a luz de Cristo que rompe a escuridão. A vida venceu a morte, é a ressurreição de Cristo.

 O domingo é o dia de páscoa. Nossa Igreja festeja a ressurreição de Cristo. E assim, todas as vezes que nos encontramos para celebrar a eucaristia nós celebramos o Cristo ressuscitado em nosso meio. Ele está no meio de nós

 A todos uma ótima semana santa.

Termina Fundo




Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Paróquia Santo Antônio de Pádua - Sombrio / SC