Imagem responsiva

Telefone48-3533-0186

Facebook Instagram

Pastorais

Apostolado da Oração

A Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus – AASCJ – é uma instituição de natureza civil, sem fins econômicos, e de inspiração católica, que tem como objetivo promover a restauração da Fé Católica e da prática religiosa nas famílias brasileiras, levando a chama da Fé Católica a todos os que dela necessitam e incentivando o principal dever do fiel católico: o apostolado leigo.

Apostolado da Oração 

 

O Apostolado da Oração é a união de pessoas que procuram consagrar suas vidas a Deus pela oração e pelo testemunho. É um serviço à igreja. A principal devoção é o culto ao Sagrado Coração de Jesus. Os membros do Apostolado encontram na oração e na vida sacramental, a força e a vitalidade. O Apostolado da Oração é uma associação de âmbito universal da Igreja Católica. A espiritualidade do Apostolado se baseia no oferecimento do dia, na vivência da Eucaristia, na devoção especial a Nossa Senhora, rezando diariamente o terço, e na invocação do Divino Espírito Santo, fonte de paz e de sabedoria eterna. O Apostolado está sempre em sintonia com o Papa.

Podem participar do Apostolado, pessoas de ambos os sexos, inscrevendo-se como associados, inicialmente, e depois de um determinado prazo de vivência, passarão a Zeladores. A dimensão espiritual, a animação religiosa e a formação das lideranças do Apostolado da Oração cabem ao diretor espiritual.

 

O Papa João Paulo II assim se expressou: “O testemunho do Coração do Papa e do Coração de Cristo é o Apostolado da Oração.”

 

COORDENAÇÃO DO APOSTOLADO DA PAROQUIA SANTO ANTONIO DE PÁDUA:

Coordenadora:  Luciana Teixeira Coelho

Vice-coordenadora: Silvia Sirlei Ferreira Guevara

Secretária: Arlene Scheffer de Vargas

Tesoureira: Alcionei Amorim

Conselho: Genesia da Silva Casagrande

Darci dos Santos Vieira

Maria Marli Cipriano Pereira

 

* Texto: Luciana Teixeira Coelho

CPP – Conselho de Pastoral Paroquial

Coordenador – Richard Quadros Magnus

Vice-Coordenadora – Michele João Fermiano da Silva

Secretária – Fabricia Monteiro Caetano Alves

Grupos de Família

O QUE SÃO OS GRUPOS DE FAMÍLIAS

– É a Igreja que se reúne nas casas, nas famílias, a exemplo das primeiras comunidades cristãs para rezar, refletir, estudar, viver e testemunhar a Palavra de Deus

– É a catequese permanente que se faz na comunidade familiar com simplicidade, oração, reflexão, acolhida, convivência e ação.

– É um meio privilegiado de evangelizar: na cidade e no campo, nas ruas, bairros, prédios e periferias.”São especialmente chamados para tornarem a Igreja presente e operosa naqueles lugares e circunstancias onde apenas deles ela pode chegar como sal da terra” LG 33.

– É o lugar onde as pessoas se conhecem pelo nome e se sentem valorizadas, se sentem Igreja, sem excluir ninguém; buscando ser “um só coração e uma só alma” At 4,32a.

– É o lugar onde surgem novas lideranças, onde as pessoas descobrem seus dons e carismas colocando-os a serviço da comunidade através dos diversos ministérios, pastorais e organismos.

– É o lugar onde acontece a partilha, a solidariedade, a entre ajuda, as visitas. É a Igreja que vai ao encontro das pessoas, Igreja nas casas, que liga Palavra -fé – vida criando rede de comunidades.

– “São um ambiente propício para se escutar a Palavra de Deus, para viver a fraternidade, para se animar na oração, para aprofundar processos na formação da fé e para fortalecer o exigente compromisso de ser apóstolos na sociedade de hoje. São lugares de experiência cristã e evangelização que, em meio à situação cultural que nos afeta, secularizada e hostil á Igreja, se fazem muito mais necessários” DAp 308.

Nosso Plano Diocesano de Pastoral assim propõe:

h) Motivar a participação nos Grupos de Famílias, durante todo o ano, como espaço de formação, oração, celebração, confraternização e compromisso comunitário. (PDP 155 3.1.2)

o) A Igreja nos convida a criar redes de comunidades. É nas pequenas comunidades: os grupos de famílias, as comunidades eclesiais de base, as comunidades territoriais e nos setores que acontece a Igreja no “chão”, onde se favorece o “convívio, vínculos profundos, afetividade, interesses comuns, estabilidade e solidariedade nos sonhos, nas alegrias e nas dores” (PDP 156 3.2.4).

c) Assumir, incentivar os Grupos de Famílias, como lugar privilegiado da prática da acolhida, da partilha, da formação e da oração e orientá-los no acompanhamento às famílias, que vivem em situações especiais (PDP 161).

* Grupos de Famílias – Igreja das casas, lugar especial de organização e de vida em comunidade (PDP 165 4.4.1).

Coordenação Paroquial:

Coordenadora – Cristiane Cidade da Silva

Vice-coordenadora – Juliana Borges

Secretário – Fabiano Montovani

Irmandade de São Sebastião

Coordenadora -Maria Alzira Scheffer Maciel
Vice-Coordenadora – Eni Godinho
Secretária – Christhina Souza de Lucca

Mãe Peregrina

Coordenadora – Maria Ivonete C. Lummertz
Vice-Coordenadora – Mara Marli Cipriano Pereira
Secretária – Maria Terezinha Borba

MCC – Movimento de Cursilho de Cristandade

Coordenador – Nerino Gomes e Zenir
Vice-Coordenador – José Édio Alexandre Machado e Maria Luiza
Secretário – Augusta Rocho Lopes

Ministério da Acolhida

Coordenadora – Janine Raupp Rabelo
Vice-Coordenadora – Elizabeth Vuolo Fontana Lopes
Secretária – Cintia Raupp Rabelo

Ministros da Palavra

Coordenador – Fabiano Montovani da Silva
Vice-Coordenadora – Pedro Luiz de Oliveira
Secretária – Rizieli Correa

Ministros das Exéquias

Coordenador – Paulo Cesar dos Santos
Vice-Coordenador – José Nivaldo de Oliveira
Secretário –

Ministros do Batismo

Coordenadora – Maria de Lourdes S. Godinho
Vice-Cordenadora –
Secretário –

Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística

Coordenador – Maria das Neves Scheffer
Vice-Coordenadora – Gislaine Dias Cunha
Secretário –

Pastoral Catequética

Serviço de Pastoral que tem como objetivo orientar, coordenar e estimular a atividade catequética, para que seja uma catequese litúrgica, bíblica, vivencial e profundamente ligada à mística do Evangelho, a partir do encontro pessoal com Jesus Cristo, formando discípulos missionários. A Pastoral Catequética está presente em todas as paróquias com coordenação paroquial, realizando um serviço de catequese com crianças, adolescentes e algumas iniciativas com adultos em preparação aos sacramentos. Todas as paróquias realizam encontros de preparação para os sacramentos do batismo e do matrimônio

Coordenação Paroquial:

Coordenadora – Leonir Della Vechia de Souza
Vice-coordenadora – Ir. Idalis Lucia Maccarini
Secretária: Dinalva Scheffer Nuernberg

Pastoral da Comunicação

Coordenador – Kauê Duarte da Rosa
Vice-coordenadora – Samara Rampinelli Machado
Secretária – Rosana Martins

Pastoral da Criança

Serviço de pastoral que tem por meta promover o desenvolvimento integral das crianças pobres, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania. Encontra-se no contexto das Pastorais Sociais, estando presente na maioria das paróquias da Diocese.

Coordenadora – Clara Vieira da Rosa
Vice-Coordenadora – Jucilene dos Santos Generoso
Secretária – Mariane K. Costa

Pastoral da Música

Coordenador – Célio Garcia Mendes
Vice Coordenadora – Rosinha Mendes
Secretária – Lara Cunha

Pastoral da Saúde

Serviço pastoral que tem por objetivo evangelizar com renovado ardor missionário o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos. De acordo com as diretrizes da CNBB, é a ação evangelizadora “de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de alguns tempos hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde”.

Cordenação Paroquial:

Coordenadora – Cedoni Bittencourt Godinho
Vice-Coordenadora – Olga Pacheco
Secretária – Valdeci Serafim Inácio

Pastoral do Batismo

Educa pais e padrinhos na doutrina cristã e desperta a consciência para o compromisso cristão de comunhão e participação comunitária.
Coordenador – Paulo Sergio Ghelere Pereira
Secretária – Nadir de Souza Pereira

Pastoral do Dízimo

Serviço pastoral que tem por objetivo dinamizar, com novo vigor, o projeto diocesano da Pastoral do Dízimo, centrado na Teologia das Oferendas, para que expresse a gratuidade e a generosidade da vida cristã. O Dízimo, além de manifestação do sentimento religioso, é expressão de gratidão a Deus pelos dons recebidos, de solidariedade para com os pobres, de colaboração com a ação evangelizadora da Igreja e de sobriedade no uso dos bens da criação.

Coordenação Paroquial:

Coordenador – José Donizeti de Souza
Vice-coordenadora – Terezinha Brito Pereira
Secretária – Neiva Terezinha Pereira

Pastoral do Pão

Coordenador – Lauro Raupp
Vice-Coordenador – José Carlos de Medeiros
Secretária – Maria de Lourdes Souza de Lucca

Pastoral dos Coroinhas

Coordenadora – Sônia Regina Caetano

Pastoral dos Noivos

Coordenador – Antônio C. Pereira e Zilma da Silva Pereira
Vice-Coordenador – José Nivaldo e Lourdete Oliveira
Secretária – Cleber Raupp e Jane de Borba Raupp

Pastoral Litúrgica

Serviço pastoral que tem por objetivo acompanhar, incentivar e promover a vida litúrgica e a sua renovação, através da formação litúrgica em todos os níveis eclesiais e de um sólido aprofundamento teológico das celebrações para que elas contribuam para a maturidade das pessoas e comunidades em Cristo em vista da construção do Reino de Deus. A Pastoral Litúrgica está organizada com coordenação paroquial na maioria das paróquias e conta com muitas equipes de celebração e cantos (PDP, no. 51)

Coordenação Paroquial:

Coordenadora – Ir. Maria Flor de Maio Pimenta
Vice-Coordenador – Richard Quadros Magnus

Pastoral Missionária

Coordenadora – Maria Sirlene dos Santos Roque
Vice-Coordenador – Valdecir Ribeiro Roque
Secretária – Eloisa Talau

Pastoral Vocacional

Coordenadora – Paulo Sergio Alves
Vice-Coordenadora – Fabricia Monteiro Caetano Alves
Secretários – Leo Monteiro e Rejane Martins João Monteiro

RCC – Renovação Carismática Católica

Coordenadora – Sandra Maria Barcelos de Oliveira
Vice-Coordenadora – Luci da Silva Ventura

Setor Juventude

Pastoral da Juventude é ação organizada dos jovens que são Igreja, junto de seus pastores e de toda comunidade, para aprofundar a vivência de sua fé e evangelizar outros jovens, com opção evangélica preferencial e consciente pelos jovens das classes populares e pelos jovens marginalizados, em vista da construção de um mundo mais fraterno e justo, a fim de que se transformem em novos homens e novas mulheres, sendo, pois, agentes da construção da nova sociedade, guiados pelos critérios evangélicos.

Coordenação Paroquial:

Coordenadora – Juliane Pacheco Leandro Ferreira
Vice-Coordenador – Maicon Oliveira
Secretário – Kauê Duarte da Rosa

Shalom – Movimento de Irmãos

Coordenador – Antônio de Souza Maggi e Maria Piedade da Rosa Maggi
Vice-Coordenador – Valmir Daminelli e Marizete L. Daminelli
Secretário – Márcio Pereira e Simara V. Pereira

Testemunha Qualificada do Matrimônio

Coordenador – Orivaldo Bauer da Cunha

Palavra do Padre
Tempo de advento

A palavra “advento” tem origem latina e significa “chegada”, “aproximação”, “vinda”. No Ano Litúrgico, o Advento é um tempo de preparação para a segunda maior festa cristã: o Natal do Senhor. Neste tempo, celebramos duas verdades de nossa fé: a primeira vinda, ou seja, o nascimento de Jesus em Belém, e a segunda vinda de […]

Leia Mais